O grupo de estimulação precoce foi implantado pela equipe do NASF, oferta o atendimento multidisciplinar com ênfase na fisioterapia por meio da estimulação precoce que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. A intervenção precoce visa propriciar estímulos, ser facilitadora do processo de aquisição de habilidades, contribuindo para o progresso das vivencias de crianças com alterações ou disfunções. Durante as atividades realizadas utilizou-se exercícios de estimulação motora feitos de materiais recilcáveis, sob o enfoque dos eixos responsáveis pela maturação das crianças nos aspectos:sensorial, motor, cognitivo e social, presupondo como norte a nescessidade de estimulação de todas as dimensões correlacioandas com o desenvolvimento neuropsicomotor e social da criança, para alcançar a obtenção e um CD favoráveis. Por objetivo tem-se em seu cerne evitar ou minimizar os disturbios do desenvlvimento neuropsicomotor e possibilitar a criança a desenvolver se em todo seu potencial.
Direcionar a facilitação das atividades motoras apropriadas para cada criança, baseado na idade cronológica, através de manuseios e facilitações de postura e movimento com ênfase na potencialização das atividades funcionais da criança, de maneira que, apesar de algum eventual dano ao sistema nervoso, a criança possa desenvolver habilidades e competências funcionais no máximo de suas possibilidades.
Trata-se de um grupo de estimulação precoce, idealizado pela equipe do NASF de Esplanada- Bahia, trazendo ênfase para a participação dos fisioterapeutas, profissionais diretamete relacionados ao grupo de estimulação atendendo crianças com diagnóstico de microcefalia e paralisia cerebral que são referenciadas pela unidade de saúde da familia. As atividades do grupo iniciaram em 2021, em um dia da semana sendo oportunizado o dia de quarta-feira no período da manhã, com 10 crianças pacientes das ESFs. Posteriormente, a identificação da demanda e criação do grupo, é desenvolvido o processo de construção dos materiais de trabalho na estimulação precoce, elaborados através de materiais recícláveis. Foram utilizados materias para estimulação tatil, visual e motora que são feitos pela propria equipe, além de terapia manual, e alguns equipamentos da academia da saúde. Ocorreram reuniões entre os integrantes da equipe do NASF e coordenação da Atenção Primária para definição das abordagens pautadas na demanda existente, bem como planejamento das ações a respeito das temáticas de estimulação precoce,propiciando campo para ampliação das ações futuras conforme progresso dos indivíduos e/ou das ações futuras de expanção do grupo. Pautando as ações obdecendo a individualidade de cada criança participante, sendo orientado a partir de cronogramas com o intuito de aprimorar e organizar as fases de trabalho e acompanhar a evolução dos pacientes.
As praticas de estimulação desenvolvidas pela equipe do NASF tiveram como objetivo o estímulo das aquisições, motoras, como correção de padrões anormais, melhora do tônus e equilíbrio proporcionando maior independência e qualidade nas atividades diárias. A coordenação motora grossa e fina foram trabalhadas através da variação dos exercícios e dos materiais utilizados, mediante de repetição com séries que variavam conforme as especificidades de cada paciente, sendo as atividades de estimulação motora fina voltadas a cordenação e equilíbrio de movimentos precissos e menor recrutamento de grupos multiarticulares, e para a estimulaçao motora grossa atividades com recrutamento de um maior grupo de músculos multiarticulares, sempre adequados as especificidades de cada paciente. Foi percepetível a aceitação do projeto por parte da comunidade e profissionais, que participavam das atividades, contribuindo para expansam, nos campos de atuação da equipe, garantindo que as ccrianças fossem alcançadas pelas práticas, obtendo os benefícos como melhora das capacidades motoras e realização das atividades de vida diária dentro de suas possibilidades, bem como desenvolvimento das habilidades sociais mediante sociabilidade e contrução de vínculos através do grupo.
A influência que os estímulos ambientais exercem sobre o crescimento e desenvolvimento da criança, sendo estes positivos ou negativos, promovem uma intensa reflexão a cerca das práticas asssitenciais ao que tange a promoção da saúde em crianças com microcefalia e paralisia cerebral, bem como permitir um contínuo assistencial efetivo que toque todas as esferas do desenvolvimento, permitindo a construção de perspectivas mediante a estimulação precoce, realocando essas crianças a um novo cenário, ao passo que por meio das práticas estas consigam obter mais independência dentro de suas especificidades . Não se abstendo apenas a esfera motora enquanto resultado primordial, ma galgando amplos desenvolvimentos nos campos afetivo e social, tanto para o paciente quanto para os familiares que são diretamete ligados ao cuidado. Desse modo ressalta-se que o grupo de estimulação precoce é uma estratégia que contribui significativamente para o CD infantil , se tornando um aporte para a disseminação de informações e coleta de dados que fomentarão discussões a cerca das abordagens e direcinamentos assistenciais ao que toca crianças com paralisia cerebral e microcefalia.•