A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Em 22 de outubro de 2019, através do decreto 104/2019, o Município de Capim Grosso – BA, implantou a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência – REAPCD no qual o Programa da Equoterapia faz parte. Esta Rede é composta pelos serviços do Sistema de Saúde, Educação e Assistência Social, que visa atender crianças e adolescentes com deficiência do Município. Para ter acesso ao programa, a criança e/ou adolescente deve ser encaminhada através da Atenção Básica para avaliação da equipe multidisciplinar após apresentação de relatório médico com indicação para equoterapia e exames complementares e residir no município de Capim Grosso – BA.
GERAL: •Promover a reabilitação de pessoas com deficiência através da Terapia Assistida por Animal (TAA) com cavalos, numa perspectiva multidisciplinar. ESPECÍFICOS: •Ofertar o Atendimento Educacional Especializado, conforme política Nacional de Educação Especial •Promover intervenções numa perspectiva de atenção à saúde •Oferecer terapia com animais (cavalo) para pessoas com deficiência ou necessidades especiais •Viabilizar acesso a benefícios sociais.
A equoterapia é um tipo de terapia que pode ser indicado para pessoas que possuem deficiências ou necessidades especiais. Esse tratamento é ofertado gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Capim Grosso -BA, nos quais, os atendimentos do programa acontecem de segunda a sexta-feira, das 7:30hrs às 11:30hrs. Atualmente, o programa funciona com de 01 psicólogo, 02 fisioterapeutas, 03 educadores físicos, 01 pedagogo, 01 lateral e 01 guia do cavalo. No momento presente, contamos com 18 praticantes, na qual, as deficiências variam entre microcefalia, síndrome de down, autismo, déficit de atenção, paralisia cerebral, entre outras. Por entender que cada praticante tem suas necessidades particulares, os exercícios variam de acordo a cada criança, bem como, os resultados das intervenções aplicadas também são variáveis. O financiamento do programa é mantido pelos recursos próprios, divididos entre a Saúde e Educação, somando um total de R$ 95.251,00 ao ano, com a locação do Centro de Tratamento de Equoterapia, contemplando com os cavalos, os equipamentos de montaria e o espaço físico. A equipe multiprofissional faz parte do quadro de funcionários do município. O transporte para conduzir as crianças e seus acompanhantes até o local dos atendimentos é fornecido pela Secretaria de Municipal de Educação. As sessões de equoterapia podem ser realizadas em grupo, no entanto o acompanhamento e planejamento da atividade deve ser individual.
A equoterapia é uma opção terapêutica principalmente para crianças com necessidades especiais, pois os exercícios realizados no cavalo alteram a resposta do sistema nervoso central e permite melhora na postura e na percepção do movimento. Os principais benefícios da equoterapia são: o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva Melhora da postura e do equilíbrio Aumenta a autoestima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar Melhora o tônus muscular permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.
Na Equoterapia é ofertada terapia com cavalo no qual o indivíduo pode conhecer suas competências, buscar melhoria da autoconfiança e trabalhar seus medos e conflitos. Contém atendimento educacional especializado, bem como, dentro do método da equoterapia é trabalhada a reabilitação física, psicossocial, psicológica e educacional. Além disso, a equoterapia faz com que o paciente se torne mais sociável, facilitando o processo de integração nos grupos, o que tem proporcionado qualidade de vida destas crianças e adolescentes e seus familiares.