SAÚDE BUCAL AO ALCANCE DE TODOS: ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NOTURNO CHEGA ÀS COMUNIDADES RURAIS

Apresentação

O Município de Quixabeira está localizado na região Centro norte do estado da Bahia, com uma população estimada de 8.939 (IBGE), com 100% de cobertura em Saúde da Família e saúde bucal. Porém, o município tem uma zona rural de grande extensão com 61,66% da população residindo nas comunidades. Esse fato e a alta demanda na procura pela assistência em saúde bucal pela população da zona rural, nas unidades básicas de saúde, a gestão municipal teve como principal estratégia levar essa assistência para a mesma, focando no atendimento noturno para munícipes que trabalham em horários de funcionamento das unidades básicas de saúde, impossibilitando o atendimento dos mesmos nos horários comerciais. Realizando as avaliações e procedimentos odontológicos, afim de reduzir índices epidemiológicos e complicações odontológicas. Proporcionado a assistência a saúde bucal integral a toda comunidade do município.

Objetivos

1 – Ofertar acesso à população ao tratamento odontológico 2 – Promover, por meio de educação em saúde, a autonomia dos cidadãos em relação à própria saúde 3 – Aumentar a oferta e alcance da assistência odontológica nas áreas de zona rural afastadas da sede do município, sem unidades básicas de saúde através de atendimentos noturnos o que proporciona acesso aos cidadãos que trabalham durante o dia e não conseguem tempo para se cuidar.

Metodologia

Utilizando de forma agendada e marcada com as comunidades da zona rural, a Unidade Odontológica Móvel (UOM), unidade de atendimento odontológico móvel, na qual fora adquirida por emenda parlamentar, porem o mesmo assim como os insumos utilizados pela equipe são mantidos e abastecidos com recursos próprios do município. A unidade móvel é formada por profissionais como: cirurgião dentista, técnico de saúde bucal, motorista e os agentes comunitários de saúde das localidades a serem assistidas. As marcações são realizadas, para que a comunidade seja assistida de forma integral. O consultório itinerante possibilita a realização de inúmeros procedimentos, tais como: exodontias, restaurações, profilaxia, raspagem e aplicação de flúor, provisórios e curativos endodônticos. O momento de atendimento também oportuniza oferta de educação comunitária, com rodas de conversa, palestras, atividades lúdicas, enquanto ocorre a espera do atendimento.

Resultados

O trabalho resultou em um aumento de demanda e procura da população na assistência em saúde bucal, para realização desde avaliação até realização de procedimentos odontológicos. Os atendimentos noturnos assim como os atendimentos realizados na Unidade Odontológica Móvel (UOM) abrangem em média 20 comunidades do nosso município, como na zona rural que em 2 anos de projeto foram realizados cerca de 320 atendimentos mensais. Reduzindo a demanda centralizada nas unidades sede do município e acabando com as filas de espera para atendimento da comunidade de zona rural.

Conclusões

A implementação das ações, traz para o município de Quixabeira, uma assistência integral levando a comunidade a promoção, prevenção e manutenção na saúde bucal. Dando também a autonomia aos usuários para procura e agendamento das consultas, tendo como aliado os Agentes Comunitários de Saúde nas marcações e encaminhamentos. Nos 2 anos de projeto e assistência odontológica através da Unidade Odontológica Móvel (UOM) e as ações realizadas, os atendimentos noturnos as filas de espera dos pacientes da zona rural eram concentradas nas unidades de saúde sede, as mesmas foram zeradas, diminuindo a demanda para as unidades sedes dando maior possibilidade de atendimento aos pacientes da citada área. Chegamos também a diminuição de agravos em pacientes com complicações odontológicas. As benfeitorias do projeto e das ações são notórias, além de percebermos a satisfação dos nossos usuários, por exemplo como o depoimento de uma das pacientes da zona rural: “Pra mim tá sendo bom porque não depende eu ir na rua pra fazer um tratamento e se for na rua tenho que me deslocar e gastar, tenho aqui pertinho de casa pelo menos é bom pra gente economizar um pouco.” (Srº A)

Webdoc Brasil, aqui tem SUS - Quixabeira (BA)

A Secretaria Municipal de Saúde de Quixabeira-BA, cidade a 300 quilômetros de Salvador, percebeu a dificuldade de acesso a serviços básicos de saúde bucal por parte da população de áreas rurais mais remotas da região.

Para além do deslocamento às zonas rurais e implantar o atendimento odontológico por meio de uma unidade móvel, o serviço foi ampliado também para o período noturno a fim de contemplar a parcela da população local que trabalha durante dia.

Aquilo que começou como a promoção de saúde bucal em regiões mais longínquas do município, tornou-se o início de uma assistência integral à saúde da população.

Os web documentários Brasil, aqui tem SUS mostram as experiências exitosas das secretarias municipais de saúde de todas as regiões do país premiadas durante a 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada no 36º Congresso Conasems.

Ficha Técnica
Realização: Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS)
Apoio: Conselho Estadual das Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS BA)
Produção: MAIS CONASEMS