A SALA DE ESPERA COMO UM ESPAÇO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE AOS USUÁRIOS DA USF RENAN MOREIRA EM ITABUNA-BA

Apresentação

Esta experiência surge a partir da inserção de novas estratégias para promoção de saúde e cuidado aos usuários da USF Dr. José Renan Oliveira Moreira, situada no Bairro Parque Boa Vista, em Itabuna-BA, considerando que a participação e a aprendizagem estimulam o empoderamento dos sujeitos. A ideia inicial foi transformar um espaço de tempo ocioso em um momento de troca de experiências e, consequentemente, aquisição de conhecimentos necessários ao cuidado consigo e com o outro. O planejamento e execução das ações foram organizados pela equipe multiprofissional e teve início em julho de 2019. A experiência contempla todos os usuários da USF.

Objetivos

Objetivo geral: O objetivo principal deste trabalho é criar um espaço de promoção de saúde na sala de espera, tornando agradável e produtivo o tempo em que se aguarda o atendimento. Objetivo específico: proporcionar bem-estar físico e mental aos usuários da USF.

Metodologia

Semanalmente a equipe promove na Unidade de Saúde atividades de salas de espera com temas conforme o público atendido no dia, tais como mulheres, gestantes, hipertensos e diabéticos a fim de orientá-los acerca de cuidados específicos com a saúde. As atividades são apresentadas por meio de representações artísticas que agregam teatro, música e literatura de cordel associadas ao humor afim de proporcionar bem-estar físico e mental aos usuários.

Resultados

Os resultados comprovam, por meio de relatos dos usuários e da procura pela oferta de atendimentos específicos, que os mesmos demonstram interesse na busca pelos serviços da Unidade, mantendo tranquilidade durante a espera ainda que o atendimento seja tardio.

Conclusões

A experiência contempla o objetivo proposto: as salas de espera da Unidade tornaram ambientes agradáveis de promoção de saúde e bem-estar. Na Unidade de Saúde, acolhe-se usuários com dores diversas, físicas e psíquicas. Alguns procuram o Serviço por uma simples dor de cabeça, outros por uma grave dor na alma. Seja qual for o sintoma, a promoção do bem-estar físico e emocional é a melhor forma de cuidado. Esta experiência confirma a importância dos recursos artísticos na promoção da saúde e recomenda-os.