A prática regular de exercícios físicos tem ganhado notoriedade nos últimos anos. O que antes era tido como estereótipo, musculatura, e o fitness, hoje em dia, tem ganhado uma nova conotação, principalmente, nas questões de promoção, reabilitação e prevenção de doenças, especialmente as DCNT (doenças crônicas não transmissíveis), como a hipertensão, diabetes, obesidade, hipercolesterolemia, doenças cardíacas entre outras (OMS). Tendo em vista a análise do desenvolvimento populacional, pensou-se na criação de um programa que ultrapasse o campo do “cuidar médico” ou do curar, voltado para a realização de atividades que proporcionassem à população, promoção de saúde, focando, especialmente, em melhoria da qualidade de vida e integração social. Compreendemos e entendemos que o Programa Viver Bem Campo Formoso desempenha um papel modificador de rotinas sedentárias e que pode fazer a diferença no que se refere à promoção, prevenção e recuperação da saúde.
O programa VIVER BEM CAMPO FORMOSO, tem por objetivo ofertar orientação profissional voltada à prática de exercícios físicos e estilo de vida saudável, incentivando as pessoas a iniciarem uma rotina de vida mais ativa, a fim de melhorar as capacidades físicas, saúde mental e social da população.
O Programa Viver Bem Campo Formoso teve sua implantação no dia 10 de agosto de 2021 em cinco praças da zona urbana e duas praças na zona rural do município. Sua atuação é pautada nos princípios do SUS universalização, equidade, integralidade, descentralização e na participação popular. Todos os participantes por um ficha de avaliação completa e inseridos no programa de treinamento desenvolvido por professores de educação física que ministram aulas de dança, exercícios funcionais, alongamento e aquecimento . O Programa ocorre ao ar livre, entretanto, há uma ligação com a unidade de saúde mais próxima, onde, quando necessário, o professor dialoga com a equipe de saúde para traçar a melhor estratégia pensada a partir do problema/necessidade de saúde do usuário. As aulas ocorrem pela manha das 05h00m as 07h00me a noite das 18h00m as 20hm de segunda a sexta. No primeiro mês de exercícios é realizada uma reavaliação e cada três meses de atividades o processo de reavaliação é refeito para monitorar os efeitos do programa de treinamento e se necessário reformular estratégias.
Nos períodos entre 10 de agosto e 31 de dezembro de 2021 foram realizadas um total de 88 aulas (atividades em grupos), onde cada aluno participante passou por uma avalição personalizada e testes de aptidão física (311 avaliações). Um mês após o início das atividades, são realizadas reavaliações a fim de identificar os avanços alcançados através do programa de treinamento e traçar novas metas. Dos perfis avaliados, observou-se grande número de pessoas sedentárias, obesas, diabéticas e hipertensas. O público é predominantemente composto por mulheres adultas/idosas (293) o que representa 94,2 % do público do programa . Os profissionais, por também fazerem parte das unidades de saúde dos bairros contemplados, têm acesso à unidade, facilitando e estimulando seus alunos a buscarem, com maior frequência, o apoio multiprofissional nas unidades.
De acordo com a OMS, quatro a cinco milhões de mortes, por ano, poderiam ser evitadas se a população global fosse mais fisicamente ativa (2020). Investir em políticas de enfrentamento não medicamentoso destas doenças é uma estratégia muito interessante e eficaz, para a melhoria da qualidade de vida da população, sejam nas ordens mental, física/funcional ou social. Dessa forma o Programa Viver Bem Campo Formoso se destaca como uma política pública inovadora e avançada de promoção, prevenção e reabilitação da saúde não medicamentosa, que efetivamente, entrega qualidade de vida a população campo-formosense.