A Bahia foi o estado com mais experiências selecionadas para 1ª Mostra Saúde com Agente: experiências de integração entre ACE e ACS nos territórios. Das 200 experiências do país selecionadas para a mostra, 21 são da Bahia, que empatou com o de Minas Gerais na liderança. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Conasems e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Os trabalhos selecionados são de 17 municípios baianos, são eles Cachoeira, Candeias, Ipirá, Itabuna, Itagi, Jandaíra, Malhada, Mata De São João, São Francisco Do Conde, São Sebastião Do Passé, Senhor Do Bonfim, Sento Sé e Tremedal, com uma experiência cada, e Água Fria, Ibicaraí, Serrinha e Simões Filho, com duas experiências cada.
A Mostra acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023 em Brasília-DF e tem como objetivo dar visibilidade às práticas de fortalecimento da integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, promovidas pelas ações realizadas pelos ACE e ACS, estudantes do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (CURSOS TÉCNICOS), fomentando a troca de experiências bem sucedidas nos diversos territórios.
Clique aqui e confira a lista completa dos trabalhos selecionados
A MOSTRA
Para submissão de trabalhos, era preciso respeitar o tema central da 1ª Mostra Saúde com Agente: integração das atividades do ACS e ACE nos territórios, devendo cada experiência escrita abordar, obrigatoriamente, essa temática, seguindo o pressuposto de que Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem estar integradas para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes.
Puderam participar e inscrever projetos na Mostra os alunos diplomados no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e no Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, ofertados no âmbito do Programa Saúde com Agente.
É importante destacar que somente puderam ser inscritas experiências efetivamente implementadas e consideradas bem-sucedidas, no sentido de estar contribuindo para a integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde. Portanto, não serão permitidas inscrições ou seleção de experiências que ainda não tenham sido colocadas em prática ou que já não estejam vigentes.