Mais de 6700 dispositivos móveis de coleta de dados foram distribuídos para gestores de 202 municípios baianos pela Ministério da Saúde durante a 121ª Assembleia Cosems Bahia, realizada nesta quinta-feira (18), em Salvador. Os dispositivos vão apoiar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no uso do aplicativo e-SUS Território. Ao todo foram distribuídos 6778 dispositivos e a entrega foi realizada pela Superintendencia do Ministério da Saúde na Bahia (SEMS/BA).
A previsão é que a Bahia receba 10 mil dispositivos. Nessa primeira remessa foi utilizado como criterio o índice de vulnerabilidade social para seleção dos municípios beneficiados. Os dispositivos são pequenos aparelhos eletrônicos que processam dados, assim como os computadores. Os aparelhos colocados para doação foram usados pelos recenseadores nas pesquisas do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e agora poderão ser usados na Atenção Primária por meio da atuação dos ACS.
Os secretários de Saúde dos municípios que ainda não receberam podem manifestar interesse no recebimento dos aparelhos até 30 de julho. A quantidade máxima que pode ser solicitada é baseada no número de ACS pagos na última parcela de financiamento. Já os municípios selecionados na primeira etapa que não receberam durante a Assembleia do Cosems podem fazer a retirada dos equipamentos na sede da SEMS, no Comércio. Os gestores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a SEMS por meio dos contatos telefônicos (71) 3254-5331/5332.
O município pode fazer a solicitação pelo Gerencia APS disponível na plataforma de sistemas da atenção primária, o e-Gestor AB. A adesão é uma manifestação de interesse, o número de dispositivos doados ao município pode não contemplar a quantidade total solicitada.
Clique aqui e confira as instruções para solicitar os dispositivos móveis de coleta de dados
O e-SUS Território
O aplicativo e-SUS Território é usado no registro rápido e seguro das visitas domiciliares feitas pelos ACS. O cadastro desses dados permite que profissionais da atenção primária e gestores avaliem e acompanhem a situação do território e as condições de saúde dos cidadãos, facilitando a coleta e busca de informações da comunidade de forma ágil e sem a utilização das tradicionais fichas de papel.
Os dados cadastrados no aplicativo são integrados aos dados do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) da estratégia e-SUS Atenção Primária. Assim, para fazer o uso da ferramenta, é necessário que o município responsável pelo acompanhamento domiciliar tenha uma versão do prontuário instalada e devidamente configurada com as credenciais do agente de saúde em atuação, por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Dessa forma, a sincronização do aplicativo com o PEC será efetuada.