Com o público de 4446 inscritos, o 9º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado de 4 a 6 de setembro, No Centro de Convenções de Salvador, bateu recorde de público alcançando a marca do maior congresso Norte e Nordeste já realizado na história. Realizado com apoio do Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeitura de Salvador, Opas e Conasem, o Cosems Bahia realizou um congresso regional com tamanho e cara de nacional.
Durante três dias Salvador foi a capital da Saúde pública reunindo gestores, trabalhadores de Saúde e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), na iniciativa privada e outras instituições de 2.244 municípios dos 16 estados das duas regiões do Brasil.
A programação do congresso, que teve como tema “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS”, incluiu palestras, debates e exposições de experiências exitosas realizadas nos municípios, com foco no fortalecimento, no intercâmbio e na melhoria da saúde pública e do SUS.
Além da tradicional Feira SUS, com stands dos Cosems dos 16 estados do Norte e Nordeste, Conasems, patrocinadores, expositores, instituições de Saúde, o evento também contou com Mostra Norte Nordeste, Aqui Tem SUS, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, além de painéis técnicos dispostos em uma mesa central e em mesas satélites, contemplando diversos aspectos do tema central do evento.
O evento, que foi realizado junto com o 10º Congresso Estadual de Secretários de Saúde da Bahia, deixou um legado de muito aprendizado, trocas de experiências e integração das muitas formas de se pensar e viver o SUS.