Ações integradas em atenção à saúde da população negra são tema de reunião nesta terça-feira, 09, na sede do COSEMS/BA, em Salvador. A presidente da entidade, Stela Souza, se reúne com representantes de entidades representativas da sociedade civil que tratam da temática, bem como o secretário de Saúde de Itapicuru, Jairo Batista, e representantes técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB).
A reunião marca o início do Novembro Negro do COSEMS/BA, que será lançado oficialmente amanhã, 10, durante reunião ampliada do Conselho. Durante a atividade são discutidas as prioridades de ação, incluindo as questões mais relevantes para a saúde da população negra. Um cronograma de ação para o GT da População Negra será definido, prevendo reuniões periódicas.
Stela salienta sua satisfação em fortalecer as ações afirmativas do COSEMS/BA no que se refere à temática da saúde da população negra. “Vivemos em um estado que tem maioria negra em sua população e sabemos os enormes desafios que teremos para tratar desse tema. Entendo que essa é uma prioridade de ação”, diz.
Participam da reunião: o coordenador de Formação e Pesquisa da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL), Altair Lira; representante do Conselho Estadual de Saúde (CES), Silvio Roberto; a consultora nacional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Maria Inês; os representantes da DGC/SESAB, Antônio Purificação e Waldemar Santos Filho; coordenadora da Diretoria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DGTES), Maria Evangelista.
Posts relacionados