Três experiências da Bahia foram premiadas na 19ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, realizada virtualmente de 12 a 14 de novembro pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A premiação da Mostra foi realizada nesta quarta-feira (14). Dentre os 369 trabalhos inscritos para a mostra nacional, 25 foram da Bahia, que tradicionalmente é destaque da premiação.
O município de Campo Formoso, Região Norte do estado, venceu na categoria de municípios com mais de 20 mil habitantes da Região Nordeste na modalidade 1 com o trabalho “Da Itinerância a referência em cuidado na Rede Psicossocial, de autoria de Juliana de Almeida Lima.
Já o município de Vera Cruz, Região Leste, recebeu o prêmio de melhor experiência municipal da Bahia com o projeto “Ambulatório Itinerante de Tratamento de Feridas – Utilizando a Fitoterapia para cicatrizar feridas”, de autoria de Murilo Brito Santos Moura. Como reconhecimento, o trabalho será registrado com um documentário na 7ª edição do Projeto “Webdoc Brasil, aqui tem SUS”.
Na modalidade “Experiências dos Cosems”, o Cosems Bahia foi o vencedor da Região Nordeste com o trabalho A Rede de Atenção que se tornou Macrorregião Interestadual Pernambuco e Bahia: Somos PEBA, de autoria de Joselma Alves da Silva e cooautoria da presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, e do coordenador de Apoio Institucional, Manoel Miranda.
“A Mostra é um momento esperado por todos. Estamos muito orgulhosos das premiações e de todos que conseguiram inscrever suas experiências exitosas na nossa mostra. Esse é o SUS que fazemos, acreditamos e trabalhamos com muito orgulho. Viva a Bahia, viva o SUS”, comemorou Stela Souza, presidente do Cosems Bahia.
A MOSTRA
O objetivo da mostra é valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos profissionais de saúde que atuam nos municípios brasileiros e estimular o intercâmbio de trabalhos bem-sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os Cosems dos estados são atores centrais na mostra, realizada pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), por promoverem os encontros estaduais e movimentarem os municípios, o que possibilita mobilizar os profissionais para inscreverem seus trabalhos, qualificar a exposição das experiências, como também avaliar e selecionar as de maior destaque para compor a Mostra em âmbito nacional.