Os 143 trabalhos inscritos na Mostra Cosems Bahia, aqui tem SUS 2024 foram homenageados nesta segunda-feira (04) com o Prêmio Santa Dulce dos Pobres. A solenidade de entrega da 7ª edição da premiação, que antes chamava Prêmio Irmã Dulce, contou com a presença da presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Pontes, do prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, da superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Janaína Peralta, diretores e técnicos do Cosems Bahia, além de secretários e técnicos dos municípios baianos.
A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas por profissionais de saúde nos municípios baianos. O prêmio é concedido a todos os trabalhos inscritos na Mostra Cosems Bahia, aqui tem SUS desde 2016 e este ano mudou de nome reforçando a homenagem ao legado e à história da primeira santa brasileira, também conhecida como o “Anjo Bom da Bahia”.
“O nome do prêmio é uma homenagem a este exemplo de pessoa que veio para cuidar e que serve de exemplo para cada um de nós. Quando criamos o prêmio, Irmã Dulce era beata, agora ela é santa, então, nada mais justo que a gente acompanhasse a história e mudasse o nome da premiação também. É um momento de muita emoção para todos nós. Que o amor ao próximo que ela tanto nos ensinou em vida continue nos inspirando diariamente”, destacou Stela Souza.
“Para nós é uma honra ter o nome de Santa Dulce Dulce vinculado a esta premiação que carrega a força dessas três letra, SUS, assim como as Obras Sociais Irmã Dulce, que é 100% SUS”, agradeceu a superintendente da OSID Maria Rita Pontes.
Confira a relação dos trabalhos premiados
Fotos: Enaldo Pinto / Divulgação