A Macrorregião de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco – Pernambuco Bahia (Região PEBA) foi oficializada como primeira Macrorregião Interestadual de Saúde do Brasil. A formalização foi pactuada nesta quinta-feira (26) durante a 9ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília, com a alteração da Resolução de Consolidação CIT nº 1, de 30 março de 2021. A Região foi reconhecida em setembro de 2023 e durante 12 meses houve revisão dos atos normativos para que a oficialização fosse formalizada.
Para a presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, trata-se de um dia célebre para a Regionalização do SUS. Para a presidente, que também é Diretora de Regionalização de Descentralização do Conasems, o reconhecimento formal das regiões interestaduais é um marco histórico. “Viva as pessoas que fazem o SUS acontecer, viva a macrorregião PEBA. Parabéns a todos que acreditaram e trabalharam incansavelmente por 16 anos para que esse dia acontecesse”, comemorou.
A Região PEBA, criada 2008, é composta por 53 municípios (28 da Bahia e 25 de Pernambuco) e atua de forma única no país com a implantação do dispositivo de regulação interestadual; espaço de governança interestadual (CRIE) e definição de referências hospitalares, principalmente as localizadas nos municípios sedes (Petrolina/PE e Juazeiro/BA).