Com 212 leitos, sendo 30 de UTI, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOE) foi inaugurado nesta segunda-feira (04) pelo governador do estado, Jerônimo Rodrigues, pela secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. A cerimônia contou com a presença da presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, da ministro Rui Costa, além de senadores, deputados e demais autoridades e representantes de instituições de Saúde e associações.
“A inauguração o HOE é um marco para a Bahia. Além de quase zerar a demanda reprimida de cirurgias eletivas ortopédicas no estado, vai reduzir a espera na fila da regulação, possibilitando atendimento mais rápido e eficaz em todas as áreas para os usuários do SUS no estado. Com certeza um grande avanço para a Bahia”, comemorou Stela.
O hospital é o maior do país em ortopedia e traumatologia 100% SUS e a primeira unidade que oferece serviços de cirurgia ortopédica pediátrica e transplante ósseo na Bahia. A previsão é de que o hospital realize mais mil cirurgias e 24 mil atendimentos por mês em áreas como traumatologia, ortopedia e medicina desportiva.
Além de reduzir a fila da regulação, a unidade, que terá a gestão do Albert Einstein, será referência não só no tratamento cirúrgico ortopédico, mas também, de forma integrada, na educação, formação, ensino e pesquisa, com inovação e transferência de tecnologia. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e também uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.