A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, e a diretora financeira da instituição, Jacqueline Bonfim, participaram, na manhã deste sábado (17/2), na sede da governadoria, de uma reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, a ministra da Saúde, Nísia Trindade (participação remota), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, e gestores dos 43 municípios com maior número de casos de dengue no estado.O objetivo do encontro foi anunciar um conjunto de ações emergenciais, que o Governo do Estado da Bahia coordenará, em parceria com o Governo Federal e os municípios, para estabelecer um combate articulado e multisetorial ao mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, chikungunya e o Zika vírus.
Na estratégia divulgada pelo governador Jerônimo Rodrigues constam inúmeras ações, como a ampliação do uso de carros fumacê, bombas costais, utilização de drones e mutirões de limpeza. Também haverá um acompanhamento minucioso da situação epidemiológica nos 43 municípios prioritários, além de ações de educação continuada, campanha de comunicação e reforço nas ações de suporte assistencial e de regulação. (clique no link para ver a apresentação)
A presidente Stela Souza comemorou a iniciativa e sugeriu que estas ações sejam brevemente ampliadas para todos os municípios da Bahia. Ela avaliou como excelente a metodologia adotada, com envolvimento de diversas instâncias governamentais e a articulação tripartite, capitaneada pelo Governo da Bahia. “Acredito que essa união de forças será decisiva para superarmos esse momento de crise. A experiência mostra que somente a união entre governo, municípios e sociedade civil é capaz de conter o avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Estou muito otimista com o que vi nesse encontro”, avaliou.
Também participaram da reunião secretários de outras pastas do Governo da Bahia, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Sampaio, superintendentes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), representantes dos órgãos de segurança estaduais, promotores do Ministério Público da Bahia e o senador Jaques Wagner.