Ampliar as coberturas vacinais e reduzir os riscos de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Estado é o principal objetivo do Dia D de Multivacinação, que acontece no próximo dia 7, sábado. A campanha é voltada para crianças e adolescentes que estão com o esquema vacinal incompleto e será realizada em todos os municípios, que deverão adotar as estratégias que julgarem pertinentes.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde do Estado, Vânia Rebouças, explica que a meta é alcançar 95% do público alvo para os diversos imunizantes, com exceção das vacinas BCG e rotavírus, que devem alcançar 80% do público alvo. Para isso, pais ou responsáveis pelas crianças ou adolescentes devem procurar as salas de vacinação, portando cartão de vacinação, para que seja verificada a situação vacinal.
As unidades de saúde que estiverem disponibilizando os imunizantes funcionarão das 8 às 17 horas, e conforme Vânia Rebouças, independente do Dia D, as vacinas do calendário continuarão disponíveis, de segunda e sexta-feira, nesse mesmo horário. Todas as pessoas indivíduos menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que, por qualquer motivo, não têm o registro de doses administradas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação devem comparecer a um dos locais de vacinação, para receber suas doses de imunizantes.
Serão ofertadas na estratégia todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e as vacinas de campanha. A adoção da estratégia de multivacinação justifica-se diante do cenário de baixas coberturas vacinais, aumento de populações suscetíveis e, consequentemente maior risco para a reintrodução de doenças imunopreveníveis, a exemplo do sarampo, tétano, coqueluche e poliomielite, entre outras já controladas e até eliminadas do país.