A Rede de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco, Rede PEBA (Pernambuco e Bahia), foi reconhecida oficialmente como Macrorregião Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco – Pernambuco Bahia – PEBA nesta quarta-feira (21), durante a 9ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada na sede da Opas/OMS, em Brasília.
Criada em 2008, a PEBA é composta por 53 municípios (28 da Bahia e 25 de Pernambuco) e atua de forma única no país com a implantação do dispositivo de regulação interestadual; espaço de governança interestadual (CRIE) e definição de referências hospitalares, principalmente as localizadas nos municípios sedes (Petrolina/PE e Juazeiro/BA).
A presidente do conselho, Stela Souza, que também é diretora de Regionalização do Conasems, ressaltou que o reconhecimento e fortalecimento da PEBA sempre foi uma das principais bandeiras de atuação do Cosems Bahia. “Sonho que se sonha junto é realidade. Foram anos de muito trabalho, reuniões, muitas dificuldades, mas também de grandes avanços. O dia de hoje é um divisor de águas na história da regionalização do SUS. Parabéns a todos que acreditaram e trabalharam incansavelmente por este dia”, destacou.
O presidente do Conasems, Hishan Hamida, falou sobre a importância do reconhecimento. “Parabenizo a todos e reconheço o grande avanço que nós tivemos do ponto de vista da relação interfederativa que é o reconhecimento da macrorregião. Esse é o primeiro passo para que a gente possa consolidar e fortalecer todo o processo de regionalização, de pactuação interestadual e avançar em um país único, sem limites, sem fronteiras, buscando bem estar e ofertando acesso à saúde a toda população brasileira”, reforçou.
A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, que também participou da reunião, destacou a alegria de viver esse momento. “Principalmente após um período de ausência do Governo Federal nos últimos anos. A nossa região seguiu viva e resistente com a atuação dos gestores municipais e estaduais de saúde, que continuaram prestando um excelente serviço à saúde do povo”, comemorou. Já o secretário Executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, acrescentou que “a Peba é uma experiência que para o SUS é parâmetro e tem que ser seguida algo a ser construído e trabalhado de forma conjunta”.