A presidente do Conselho Estatual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) e secretária municipal de Saúde de Cabaceiras do Paraguaçu, Stela Souza, participou da inauguração do novo Serviço de Ressonância Magnética do Núcleo de Imagem das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (19/5) e contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, da vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos e da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes.
A previsão é que sejam realizados, mensalmente, cerca de 400 exames de ressonância. O novo serviço chega para se integrar ao Núcleo de Imagem da OSID, unidade que realiza anualmente mais de 100 mil exames entre raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia digital, exames contrastados com mesa telecomandada e punção.
No evento, a ministra Nísia Trindade ressaltou a importância dos serviços prestados pela a OSID ao Sistema Único de Saúde (SUS) e reafirmou o compromisso do Ministério da Saúde em apoiar totalmente a instituição, “quando a Maria Rita esteve comigo no meu gabinete, foi algo muito emocionante. Naquele momento, eu disse para ela que o MS iria ajudar a OSID. Estou aqui hoje para reafirmar o compromisso do MS com esta casa”, declarou a ministra.
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, em seu pronunciamento, confirmou a iniciativa do Ministério da Saúde e anunciou para os próximos dias a liberação de recursos para a OSID, “na próxima semana estaremos transferindo, via fundo Estadual de Saúde, cerca de R$20 milhões, vindos do MS. Além disso, reafirmo o compromisso da SESAB de continuar investindo nessa importante Instituição”.
Para a presidente Stela Souza, além da emoção do momento, em cada pessoa aqui presente, que acompanhou a luta para a implantação deste serviço, também existe sensação de dever cumprido. “A gente precisa valorizar muito esse trabalho coletivo e o empenho desta instituição. A determinação, a fé e o amor ao próximo conseguiram transformar um campo de futebol neste centro de excelência para o tratamento do Câncer, que hoje salva milhares de vidas”.