Secretários municipais de Saúde e farmacêuticos municipais participaram nesta quinta e sexta-feira (23 e 24) da Oficina de Apoio à implementação do Cuidado Farmacêutico, em Salvador, dando continuidade ao Projeto de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica. O objetivo da iniciativa é capacitar estes profissionais nos atendimentos clínicos farmacêuticos, contribuindo com a qualificação do atendimento, a integração das práticas de cuidado no SUS e com as ações de manejo clínico da terapia medicamentosa.
A fase de apoio teve início em outubro de 2022 e esta etapa presencial de oficinas está sendo realizada simultaneamente em todo país. Nos dias 28 e 29 a agenda será realizada no município de Vitória da Conquista. A iniciativa integra o Projeto da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, no âmbito do PROADI-SUS, realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, por meio, da Secretaria Nacional de Atenção Primária, em parceria com o Conasems.
Participaram da agenda as secretárias municipais de Saúde de Crisopolis, Islaine Faustino, e de Ponto Novo, Kellyn Duany, a assessora técnica para Assistência Farmacêutica do Cosems Bahia, Renata Mundim, além de farmacêuticos dos municípios de Baixa Grande, Barreiras, Canarana, Castro Alves, Crisópolis, Dias D’Ávila, Irecê, João Dourado, Jussara, Laje, Ponto Novo, Riachão do Jacuípe, Santa Inês e Santo Estevão.