Casa cheia na primeira Assembleia Cosems Bahia de 2023. Mais de 200 secretários municipais de saúde e técnicos dos municípios baianos participaram nesta quinta-feira (19), data que marca os dois anos de início da vacinação contra COVID-19 na Bahia, da 103ª assembleia ordinária do conselho, realizada no auditório da UPB, em Salvador.
Conduzida pela presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, pelo vice-presidente, Raul Molina, e demais membros da diretoria executiva, a reunião foi marcada pela apresentação dos novos secretários municipais de saúde presentes, dos coordenadores de CIR, equipe Cosems Bahia, além de apresentações e discussões de temas de extrema relevância para a gestão municipal do SUS como hemodiálise, vacinação, glaucoma, oncologia, regulação, financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e etapas municipais da Conferência Estadual de Saúde.
À tarde os secretários de Saúde da Bahia participaram da 302ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A primeira reunião do ano também foi a primeira conduzida pela nova secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, que acumula a função de coordenadora da CIB. O subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, foi empossado pela secretária como novo membro CIB do estado. A presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, é coordenadora adjunta da CIB.
Implantação das salas de vacina nas maternidades estaduais, ampliação da cobertura vacinal no estado, situação do acesso ao tratamento dialítico, descentralização da contrapartida estadual do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e comando único dos serviços de Média e Alta Complexidade, dentre outros, foram os temas das pactuações e apresentação realizadas na reunião.
Todas as apresentações realizadas na assembleia e na CIB estão disponibilizadas no site do Cosems Bahia (cosemsba.org.br/apresentacoes).