O vice-presidente do Cosems Bahia, Raul Molina, participou neste sábado (29) da mesa de encerramento do I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia. Com o tema “Diálogo gestão controle social e acesso com equidade”, a mesa teve a coordenação de Márcio Florentino (UFSB) e também contou com a participação de Ronald Ferreira, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Laiane de Oliveira, do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES/BA), representando o presidente do Marcos Sampaio.
A programação do último dia do seminário foi iniciada com a 4ª Mesa redonda do evento. Com o tema “Financiamento da Atenção Primária à Saúde e indicadores de qualidade da assistência”, a mesa teve a coordenação da diretora do Cosems Bahia, Rosângela Almeida, secretária de Saúde de Amargosa, e a participação da também diretora do Cosems Bahia, Raquel Ferraz, secretária de Saúde de Abaré; Thiago Lopes Cardoso Campos (CES/BA); Carlos Octávio Ocké-Reis (IPEA) e Francisco R. Funcia (ABrES).
O evento internacional foi fruto da parceria com o PPG PROFSAÚDE/MPSF em Rede Nacional, liderado pela Abrasco e Fiocruz; com o Cosems Bahia e CES Bahia. O I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia teve por objetivo promover o debate, reflexão e diálogo, assim como o intercâmbio científico e produção de saberes para o fortalecimento da rede de educação e saúde coletiva em tempos atuais de pandemia e pós-pandemia.
A programação incluiu mesas redondas, conferências nacionais e internacionais, defesas de dissertação do Mestrado PROFSAÚDE/MPSF, submissão de trabalhos científicos, oficinas e minicursos, e terá como produto os Anais e a Coletânea (E-Book) do Evento com os temas principais e os resumos dos trabalhos apresentados.