A importância de incentivar o intercâmbio científico para o fortalecimento do SUS foi reforçada pela presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, na mesa de abertura do I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia. A presidente também destacou o objetivo de estreitar a comunicação e integração entre as instituições de Ensino Superior com o Cosems Bahia e consequentemente com os municípios baianos.
Outro ponto de destaque do discurso de Stela Souza na abertura do evento foi o reforço da da importância do SUS e dos trabalhadores da Saúde. “Os municípios da Bahia são responsáveis minimamente por mais de 44 mil trabalhadores vinculados somente às equipes mínimas da Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal, sem contar as equipes de segurança, higienização, logística, transporte, assistência farmacêutica, informatização, administrativo e toda a equipe da gestão. São estes trabalhadores que, juntos com a gestão e o controle social, fazem um SUS de qualidade, sempre buscando tornar a Atenção Básica a principal porta de entrada para os usuários”, enalteceu.
Além de Stela Souza, a mesa de abertura do evento também foi composta pela presidente do evento, Rocio Alvarez; pela representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross Galiano; pelo reitor da UFRB, Fábio Josué dos Santos; pela coordenadora executiva nacional do PROFSAUDE, Carla Pacheco; pelo presidente do CES-BA, Marcos Sampaio; pela representante da reitoria da UFSB/ Pró-reitora da PROPPG, Maria do Carmo Rebouças; pela coordenadora do Profsaúde UFSB, Lina Faria e pela coordenadora do Profsaúde UFRB, Paula Pinho.
A programação do seminário segue nesta quinta-feira (27) com a realização de mesas redondas, conferências nacionais e internacionais, defesas de dissertação do Mestrado PROFSAÚDE/MPSF, apresentação de trabalhos científicos, oficinas e minicursos, e terá como produto os Anais e a Coletânea (E-Book) do Evento com os temas principais e os resumos dos trabalhos apresentados.
Confira a programação completa acessando cosemsba.org.br.