A operacionalização das auditorias, os tipos e fases das auditorias e o histórico do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) foram alguns dos temas abordados na Capacitação em Fluxos Operacionais do Sistema de Auditoria SUS/BA, realizada pelo Cosems Bahia em parceria com a Sesab, por meio da Auditoria SUS Bahia, nesta segunda e terça-feira (10 e 11).
Realizada de forma híbrida no auditório da Sesab e via Plataforma Zoom, a capacitação reuniu por dia cerca de 300 pessoas, entre secretários de Saúde da Bahia, técnicos dos municípios e colaboradores do Cosems Bahia. “Tenho certeza que este curso foi uma excelente oportunidade para os municípios. O objetivo é fortalecer a ideia da Auditoria do SUS como ferramenta de gestão essencial para garantir que os princípios e diretrizes do SUS sejam efetivados com transparência e excelência”, destacou Stela Souza, presidente do Cosems Bahia.
Nesta terça-feira (11), segundo dia da capacitação, a programação foi conduzido pela diretora-geral da Auditoria SUS/BA, Daniela Castellucci, pela diretora de Auditoria de Sistemas de Saúde, Rose Katharine Couto e a coordenadora de equipe, Tatiane Lemos.
No primeiro dia a programação foi aberta pela presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, pela chefe de gabinete da SESAB, Roberta Santana, representando a secretária estadual da Saúde, Adélia Pinheiro, e pela diretora geral da Auditoria SUS/BA, Daniela Castellucci.
O curso foi realizado em parceria Cosems Bahia com a Sesab, por meio da Auditoria SUS Bahia e o principal objetivo é conhecer a estrutura e funcionamento da Auditoria SUS/BA, incluindo seus fluxos operacionais e possíveis desdobramentos, além de destacar a importância da auditoria como ferramenta de gestão. Todos os participantes, incluindo os que acompanharam virtualmente, receberam certificados de participação no curso.