Mais de 800 pessoas participam nesta quinta (12) e sexta-feira (13) do evento “Previne Brasil – Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde”. O encontro, realizado pelo Ministério da Saúde, com apoio do Cosems Bahia e da Sesab, teve como objetivo construir uma agenda conjunta do governo federal com estado e municípios, identificando desafios e elaborando estratégias de superação desses problemas de forma tripartite.
Durante dois dias, gestores municipais e técnicos que atuam nos municípios participaram das oficinas e puderam tirar dúvidas sobre o financiamento da APS com foco nos indicadores de cálculo de produção na APS.
A mesa de abertura do evento contou com a presença da presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, do secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, da secretária da Saúde do estado da Bahia, Adélia Pinheiro, do secretário de Saúde de Salvador, Décio Martins, do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Marcos Sampaio, dentre outras autoridades.
Stela Souza aproveitou a abertura do evento para homenagear os enfermeiros pelo Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio). A presidente do Cosems Bahia também falou sobre a importância do evento para a gestão do SUS na Bahia.
Durante a agenda foi assinada simbolicamente a contratação de um médico do Médicos pelo Brasil (PmpB), Pedro Neto. De acordo com o Ministério da Saúde, a Bahia foi contemplada com 260 médicos por meio do Médicos pelo Brasil.