A presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, visitou nesta quinta-feira (13), o Hospital Martagão Gesteira. A convite da diretoria do hospital ela esteve na unidade com objetivo de reforçar a colaboração do Cosems Bahia com a instituição filantrópica referência no Norte-Nordeste no atendimento 100% SUS de crianças e adolescentes de toda Bahia. A presidente foi recebida por gestores da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora do Hospital. Estiveram presentes no encontro Carlos Emanuel Melo e Antonio Novaes, Diretor-Presidente e Superintendente da Liga, respectivamente.
Stela percorreu as alas da unidade, e se emocionou com diversas iniciativas da instituição. Dentre elas, a Unidade de Treinamento para Desospitalização (UTD) / Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD). Este serviço permite que o paciente possa realizar o seu tratamento com mais conforto, e de forma humanizada e individualizada. A modalidade também reduz tempo de internação e de infecção hospitalar, amplia a capacidade operacional para atender outros pacientes, e proporciona construção e manutenção do vínculo com familiares e amigos, pois na internação convencional isso é restrito ao horário de visita. O Hospital tem buscado ampliação deste serviço. Foi registrado também o fato do Martagão ainda não ter o Serviço de Ressonância Magnética, tendo em vista que a Unidade é referência em Neurocirurgia no Estado da Bahia
“O Martagão cuida das crianças da Bahia, cuida das nossas crianças. Sempre gosto de visitar e acompanhar de perto o trabalho da gestão e das equipes e o atendimento aos pacientes. Sempre fico emocionada com a forma que eles conduzem a humanização do atendimento. O Cosems Bahia estará sempre à disposição para o que for necessário para o fortalecimento da instituição”, destacou Stela.
Durante o encontro também foi discutido o processo de reequilíbrio econômico da instituição, bem como a solicitação de inclusão imediata do Hospital Martagão Gesteira como porta de entrada especializada Tipo II Rede de Urgência/Emergência até que seja publicado o plano de ação regional das Redes de Atenção às Urgências macrorregião leste atualizado e processo de atualização do repasse de recursos junto ao Programa PRO-RESIDÊNCIA.
A INSTITUIÇÃO – Por ano, o Martagão Gesteira atende mais de 80 mil crianças de todo o Estado. A instituição disponibiliza 28 especialidades médicas, dentre elas Oncologia, Cardiologia, Neurologia e é um hospital de alta complexidade que, na pandemia, passou a ter uma UTI e uma enfermaria exclusivas para Covid. Em 2020, passou a realizar transplante de medula óssea pediátrico – o único hospital no Estado a fazer esse procedimento pelo SUS para crianças de 0 a 14 anos. Além disso, cerca de um terço das cirurgias pediátricas oncológicas, neurológicas e cardíacas da Bahia são realizadas no Hospital Martagão Gesteira.