A presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, acompanhou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante visita ao Hospital Martagão Gesteira, na manhã desta segunda-feira (29). Em sua passagem por Salvador, o Ministro assinou a Portaria que amplia os Recursos do Teto MAC, referente ao reajuste do Incentivo Financeiro 100% SUS para o Hospital Martagão Gesteira.
Queiroga também assinou contrato para aquisição de mais 100 milhões de doses do imunizante contra covid-19 da Pfizer. A expectativa é que as doses comecem a ser entregues pela farmacêutica nos primeiros três meses do ano. O contrato foi assinado pelo ministro e pela presidente da farmacêutica americana no Brasil, Marta Díez.
Ao todo, o Ministério da Saúde vai disponibilizar aos brasileiros cerca de 354 milhões de doses de vacina no próximo ano. Além das 100 milhões de doses da Pfizer, a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 de 2022 contará com 120 milhões de doses da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil (sendo 60 milhões com IFA nacional e 60 milhões com IFA importado); e de 134 milhões de doses de contratos firmados ainda em 2021 que ficarão de saldo para o ano subsequente.
Com um investimento total estimado em R$ 11 bilhões, as doses adquiridas para 2022 virão para reforçar ainda mais imunidade dos brasileiros contra a doença. Em novembro, o Ministério da Saúde ampliou a aplicação de doses de reforço para toda a população adulta acima de 18 anos que já tenha completado o ciclo vacinal há cinco meses.