A região da Rede Peba será a primeira a receber o projeto “Cuida APS: Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis”, realizado em parceria pelo Ministério da Saúde, Conasems, Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e os Cosems da Bahia e Pernambuco. O detalhamento do projeto para representantes dos estados da Bahia e Pernambuco foi feito durante reunião híbrida nesta segunda-feira (22), na sede do Cosems Bahia e via plataforma zoom.
O encontro foi o primeiro de alguns previstos para esta fase de operacionalização do projeto, que começa efetivamente em março de 2022 com o lançamento de dois cursos, um voltado para os gestores de saúde e outro para as equipes de atenção primária. O Cuida APS está na fase de formação de gestores de campo, atores que vão apoiar a execução das atividades nos territórios, e terá uma atuação in loco nos dois estados na região da rede peba, primeira macroregião a receber o projeto.
A reunião contou com a presença da presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, e da diretora financeira, Jacqueline Bomfim, da coordenadora de projetos do HAOC, Samara Kielmann, da assessora técnica do Conasems, Marcela Alvarenga, do coordenador do Apoio Institucional DAB/SESAB, Anderson Freitas de Santana, e do assessor da DAB/SESAB, Marcus Vinicius Bomfim Prates, além de técnicos do Cosems Bahia e Haoc. O encontro também teve a presença de representantes da Secretaria de Saúde e do Cosems de Pernambuco, que participaram do encontro via plataforma zoom.