O domingo certamente amanheceu mais triste sem a alegria da ex-diretora do Cosems Bahia, Cynthia Lopes Abreu Marques. Ex-secretária municipal de saúde de Caetité e ex-coordenadora da CIR de Guanambi, Cynthia foi uma grande defensora do SUS e faleceu vítima de câncer neste sábado, 14 de agosto.
A doença que a vitimou é a mesma que foi uma das suas principais bandeiras de luta. Integrante do Grupo de Trabalho de combate à doença, ela foi uma das responsável pela implantação do Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Caetité e por avanços importantes na luta contra o Câncer em toda Bahia.
“Estamos todos muito devastados com a precoce e triste partida de Cynthia. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos da nossa querida Cynthia que viverá para sempre em nossos corações”, lamentou Stela Souza, presidente do Cosems Bahia.
Quem teve a honra de conviver com Cynthia, certamente percebeu que ali estava uma mulher absolutamente intensa, talentosa e especial. Cynthia é uma daquelas pessoas que carrega a esperança no olhar e a fé de um mundo melhor nas atitudes. Sua dedicação ao SUS, à população de Caetité e da Bahia jamais será esquecida, pois foi acima de tudo, uma linda e dedicada prova de amor à vida.
Querida Cynthia, chegou o seu momento de seguir para outros planos e desafios. Temos a certeza de que tudo aquilo que você cultivou aqui, certamente florescerá em sua linda morada ao lado do criador e senhor de todas as coisas. Para nós da família COSEMS/BA, você jamais será esquecida, pois histórias escritas com amor são sempre eternas.
Cinthya Abreu, Presente!