Catolândia, Central, Cristópolis, Macajuba, Planalto e Valente são os seis municípios baianos selecionados pelo Programa de Apoio à Gestão Pública em Saúde 2021, realizado pelo Instituto Votorantim e o BNDES. Eles receberão gratuitamente apoio para enfrentar a pandemia e também para aprimorar sua oferta de assistência integral à saúde. Ao todo foram selecionados 40 municípios em todo Brasil.
A presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, parabenizou os municípios pela importante conquista. “Muito feliz em saber que dos 40 municípios selecionados no Brasil, seis são da Bahia. Tenho certeza que o programa vai fazer a diferença na gestão da Saúde dessas cidades e, consequentemente, na qualidade de vida da população”, comemorou.
O objetivo do programa é apoiar os municípios na continuidade do enfrentamento à pandemia e na assistência integral à saúde, oferecendo assessoria técnica e especializada para o fortalecimento da gestão das equipes de saúde de prefeituras em todo o país.
Os municípios contemplados pactuarão uma rota de desenvolvimento a partir de um diagnóstico que identifica os temas prioritários para a gestão daquele município. As mentorias tem duração de até 6 meses, com ciclos rápidos de implementação, o que propicia a contínua avaliação de efetividade e re-planejamento de ações.
Ao fim do ciclo, o município terá avançado em competências de gestão, impactando na redução de casos e óbitos por coronavírus, gestão de recursos e uma assistência mais eficiente na saúde municipal.