Os desafios dos gestores municipais no atendimento dos pacientes de glaucoma foram abordados pela presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, secretária municipal de Saúde de Madre de Deus e diretora do Conasems, durante o debate “Direitos dos pacientes com glaucoma e deveres dos gestores da saúde pública”. O debate foi promovido pela ação “24h contra o Glaucoma”, realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) neste sábado (22).
“Os deveres com os pacientes de glaucoma são muitos e o trabalho é tripartite. Nosso papel como gestores municipais de saúde é assegurar que esses pacientes tenham acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado. Uma questão importantíssima que precisa ser sempre destacada é a questão do financiamento. O recurso não é mais por execução, e sim fixo, o que dificulta o atendimento a novos pacientes, já que o tratamento do glaucoma é praticamente para vida inteira, então, quem entra no sistema não sai. Nós, gestores municipais de saúde, precisamos da garantia do financiamento e da oferta do serviço”, destacou Stela.
A presidente do Cosems Bahia, que representou o Conasems no debate, também falou sobre a preocupação com a redução dos atendimentos por conta da pandemia. “Uma preocupação que a gente traz é com a questão da pandemia. Em 2020 houve uma redução do acesso desses pacientes, até dos já estavam em tratamento. Nosso desafio é traçar estratégias para que eles possam continuar o com segurança diante dessa nova realidade. A pauta do glaucoma é de grande responsabilidade dos gestores públicos”, concluiu.
Ao final da sua fala Stela Souza foi homenageada pelo vice-presidente do CBO, Dr. Cristiano Caixeta, pela sua atuação fundamental na defesa pelos pacientes de glaucoma da Bahia e do Brasil. “Quero render as minhas homenagens a você, sempre atuante em todas as discussões, em todos os eventos, grupos de trabalho, com quem sempre aprendi demais. Você é uma pessoa que sempre traz muita lucidez, informação com responsabilidade, sempre atuando no ponto certo, guardando a ética e o respeito ao paciente. Do interior da Bahia você faz um bem para essa nação que não tem limites. Parabéns por toda sua atuação e obrigada por estar com a gente”, ressaltou.
Além do Dr. Cristino Caixeta, o debate também foi mediado pelo presidente do CBO, Dr. José Beniz, e teve a participação Diretor-Presidente Substituto da ANS, Rogério Scarabel, da promotora de justiça Gisele Müller Monteiro, coordenadora administrativa do núcleo estadual da organização e transparência nas listas de espera do SUS do Ministério Público de Porto Alegre (RS), do Chefe do Centro de Oftalmologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, Dr. João Neves de Medeiros, e do professor afiliado e chefe de ambulatório do Setor de Glaucoma do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, Dr. Roberto M Vessani.
A ação “24h pelo Glaucoma” é uma grande mobilização em torno da doença que é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo. Além das palestras, a programação inclui entrevistas, aulas, participações especiais e teleorientação com especialistas.