Estão abertas as inscrições para o treinamento sobre Segurança do Paciente com Diabetes na Administração de Insulina. A qualificação, voltada para profissionais e gestores da Saúde do Estado da Bahia, será realizada de forma totalmente online e gratuita, no dia 15 de abril, das 14h às 18h. A iniciativa pretende capacitar farmacêuticos e outros profissionais da saúde no âmbito da atenção básica, quanto ao uso do dispositivo Caneta de Insulina humana NPH ou regular, disponível no SUS para pacientes com Diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, com necessidade de insulinoterapia. As inscrições podem ser realizadas até às 18h do dia 14 de abril.
O curso será realizado pelo Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF), em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), apoio da farmacêutica Novo Nordisk e conta com profissionais e pesquisadores de referência na Educação em Diabetes. A certificação para os participantes ocorre após a participação no encontro ao vivo e desenvolvimento das atividades na plataforma de educação à distância do INAFF.
Atualmente a população elegível para uso da caneta são pacientes de até 19 anos ou acima de 50 anos, como indica a nova nota técnica Nº 84/2021-CGAFB/DAF/SCTIE/MS. A medida visou promover a expansão de acesso ao dispositivo em resposta ao maior risco de agravamento nos casos do novo Coronavírus entre os pacientes com diabetes.
Prof. Lindemberg Assunção Costa, coordenador do curso, indica que o farmacêutico tem autonomia para dispensar a caneta de insulina, mesmo que o dispositivo não esteja escrito explicitamente na prescrição. “O profissional pode analisar as demandas do prescritor e disponibilizar ao paciente o medicamento e dispositivo que melhor se adequa ao paciente, considerando os critérios estabelecidos nas notas técnicas do Ministério da Saúde”. O pesquisador da Faculdade de Farmácia da UFBA ressalta, ainda, que o profissional deve capacitar e educar o paciente quanto à utilização adequada das canetas.
O curso fornece as ferramentas para esses profissionais atuarem na educação dos pacientes, promovendo maior acesso à tecnologia e melhorando a adesão ao tratamento.
Confira a programação
Dúvidas e informações pelo e-mail secretaria.executiva@inaff.org.br ou telefone (71) 9.9350-8060.