As forças de segurança e salvamento da Bahia, que incluem policiais federais, militares, civis, bombeiros e guardas municipais com mais de 50 anos de idade, serão vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) a partir desta quinta-feira (01). A medida foi aprovada hoje (30) na 285ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS) e reúne os 417 municípios e o estado.
A imunização contemplará todos que estão na ativa e iniciará de modo escalonado, com pessoas acima de 50 anos. As forças de segurança e salvamento estão previstas no Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, e são um dos grupos que mais se expõem aos riscos de contágio. Atualmente, a Bahia é o terceiro estado com o maior percentual da população vacinada e deve acelerar mais, com a aquisição de 9,7 milhões de doses da Sputnik V feita pelo governo do Estado.
Na reunião também foram apresentados o Plano Estadual de Chagas, a Situação de Leitos para enfrentamento à COVID-19 na Bahia, situação Epidemiológica das Arboviroses no Estado da Bahia; ampliação de Testagem Rápida para Sífilis, realizado credenciamentos e realizadas outras pactuações.
Resolução de Cirurgias Eletivas e da Portaria 3712/2020