Queridas mulheres, este 8 de março, Dia Internacional da Mulher, será diferente. O mundo mudou e nunca mais será o mesmo. Hoje é dia de reflexão, respeito e esperança. Desde 1908, data de sua primeira comemoração, uma energia mágica e poderosa nos move e seguirá pelos séculos a nos mobilizar em busca de uma sociedade cada vez mais igualitária e justa.
Ser mulher é lutar cotidianamente por acesso a direitos, sem esquecer de comemorar as vitórias diárias. Muito avançamos e hoje temos a certeza do nosso protagonismo em toda e qualquer solução para os nossos atuais problemas, pois mulher é Fênix, que ressurge de suas próprias cinzas, forte e plena para trabalhar, pensar, planejar, fazer ciência e também cuidar, amar e gerar a vida.
Mulher também é bravura, seja na linha de frente ou na retaguarda, combate com força e garra o desconhecido, superando os seus medos e dificuldades para vencer as batalhas, sempre disciplinada e com ternura.
Ao cuidar com amor e determinação, ultrapassando as adversidades e se reinventando para acolher quem precisa de sua atenção, a mulher simboliza vida, vitória, superação e luz. Por isso, um Salve a todas as mulheres e, em especial, às guerreiras do SUS.
Stela Souza
Presidente do Cosems Bahia
Secretária de Saúde de Madre de Deus