Os planos de operacionalização da vacinação Covid-19 nos municípios da Bahia foram apresentados nesta quinta-feira (28) pela presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, ao Tribunal de Contas da União (TCU). Stela Souza, que também é secretária de Saúde de Madre de Deus e diretora do Conasems, foi recebida pela secretária do TCU, Silvia Maria da Cruz Ferreira, e pelo assessor do tribunal, Pedro Jose Suffredini.
O encontro foi proposto pelo TCU com objetivo de conhecer e acompanhar as estratégias realizadas pelos municípios para realização da campanha de vacinação e também contou com a presença de assessores técnicos do Cosems Bahia. Além dos planos, foram apresentadas informações sobre a oferta de profissionais de saúde para operacionalização da vacinação, logística de distribuição das vacinas, organização das centrais de rede de frio e dos pontos de vacinação e disponibilidade de insumos para aplicação de vacinas como seringa, agulhas e outros.
“É de fundamental importância a aproximação dos órgãos de controle nesse processo de vacinação. Acreditamos que unindo forças vamos fortalecer a operacionalização da vacinação nos municípios para que a estratégia seja realizada de forma exitosa e respeitando os grupos prioritários em todos os municípios”, destacou Stela.