O Conasems lançou nesta quinta-feira (21) o Projeto ImunizaSUS em cerimônia com presença do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, do Secretário de Vigilância em Saúde (SVS/MS), Arnaldo Medeiros, do Secretário Executivo do Conass, Jurandi Frutuoso e da representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal do Conasems no YouTube.
O ImunizaSUS, fruto de uma parceria entre o Conasems e o Ministério da Saúde, vai transformar as Unidades Básicas de Saúde em salas de aula com objetivo de capacitar mais de 94 mil profissionais de saúde que atuam diretamente nas ações de imunização em todos os municípios do país.
Wilames Freire, presidente do Conasems, enfatizou a construção conjunta do Projeto e destacou a parceria com o Ministério da Saúde. “Essas ideias já vêm sendo discutidas com o Ministério há bastante tempo, a gente vem mostrando as demandas dos municípios sobre a importância de garantir a segurança das salas de vacina e dos profissionais vacinadores que administram 18 imunobiológicos diferentes e fazem diversas campanhas de vacinação ao decorrer do ano, esses trabalhadores precisam de formação continuada”.
O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, comentou sobre a importância de cada ente federativo que faz a gestão do SUS. “O Ministério não toma nenhuma atitude sem pactuar com o Conass e o Conasems, a decisão não está centrada em Brasília, ela está tendo os olhos dos estados e dos municípios”. Pazuello também ressaltou a necessidade de dar amplitude e capilaridade às ações e citou o Programa Saúde com Agente, que também será realizado em parceria com o Conasems. “A criação do canal de televisão maisConasems e dos novos projetos de capacitação são uma grande virada para o SUS, isso tudo está sendo feito em paralelo ao coronavírus, à vacina, aos desgastes, às fakenews e às pressões de todos os lados. Temos que, apesar de tudo, progredir, criar e encontrar soluções”.
Através de ações de educação à distância via internet com uso de tecnologias modernas como o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e também através de um canal de TV aberta via satélite, para os municípios que não têm acesso à conectividade, o ImunizaSUS foi construído a partir de três pilares: Capacitação, Pesquisa e Comunicação.
Via Conasems