O Cosems Bahia comemorou o início da vacinação contra COVID-19 no estado. Para Stela Souza, presidente do conselho representativo de todos os secretários e secretárias municipais de Saúde da Bahia, o momento é de esperança, expectativa e muito trabalho com o início da vacinação n os municípios baianos.
A Bahia recebeu 376 mil doses da Coronavac nesta primeira fase da campanha de imunização iniciada simultaneamente em várias cidades nesta terça-feira (19). “Todos os municípios estão preparados para a vacinação. Até porque a imunização é rotina dos municípios e todos eles têm salas de vacinação”, destacou Stela, acrescentando que o conselho mobilizou toda sua equipe de técnicos e apoiadores para realizar um mapeamento de todos os locais de vacinação e armazenamento em todo estado.
O Cosems Bahia defende que a vacina seja dividida em partes iguais per capita para todos os municípios baianos. “Nossa preocupação agora é com a quantidade de doses para esta primeira etapa. Com as doses disponibilizadas na primeira fase da vacinação a gente só consegue vacinar parte dos trabalhadores da saúde, que são cerca de 300 mil no estado. Mas existem os outros públicos prioritários. Nós defendemos e entendemos que a imunização seja iniciada pelos profissionais da linha de frente e sabemos que neste primeiro momento uma parte de trabalhadores ainda não será atendida”, reforçou. Ainda de acordo com Stela Souza, a recomendação do Ministério da Saúde é 34% dos trabalhadores sejam vacinados nesta primeira fase.
Desde o início do ano o Cosems Bahia e a Sesab formaram um grupo com objetivo de definir e organizar estratégias de distribuição e imunização para a COVID-19 nos 417 municípios baianos. Dentre as ações realizadas está a disponibilização da proposta emergencial do Plano Municipal de Vacinação contra a COVID19, que vai subsidiar os municípios na organização das estratégias necessárias para o êxito na campanha de imunização contra a COVID-19.
Ao todo no estado serão mais 5 mil salas de vacina e 50 mil profissionais de saúde envolvidos em uma gigantesca operação contra a Covid19.
Fotos: Sesab