Representantes do Ministério da Saúde, Conass e Conasems se reuniram nesta quinta-feira (29) na 8ª reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2020. No encontro, foram apresentados diversos programas que incluem capacitação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias, resposta de emergência à Covid-19 e de qualificação da Assistência Farmacêutica.
A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS/MS), Mayra Pinheiro, anunciou a criação do programa Saúde com Agente que vai capacitar os mais de 300 mil Agentes de Saúde do país. O Conasems será o facilitador da capacitação e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) a responsável pelo conteúdo pedagógico que será ofertado. O lançamento oficial do programa será no dia 8 de dezembro.
As capacitações terão carga total de 1.200 horas que devem ser cumpridas na forma presencial, durante a jornada de trabalho e na modalidade de Ensino à Distância.
Arnaldo Correia, secretário de Vigilância em Saúde, lançou o VigiarSUS, um programa de resposta à emergência de saúde pública do novo coronavírus. Algumas das ações estratégias que nortearam o programa incluem a detecção oportuna, alerta às mudanças do cenário epidemiológico, prevenção de epidemias e melhor articulação com estados e municípios.
O presidente do Conass, Carlos Lula citou estados como Pará, Amazonas, Amapá e Ceará que voltaram a ter aumento significativo na ocupação dos leitos de UTI reservados para Covid-19. “Temos que discutir a situação dos leitos de UTI. Conseguimos incorporar muitos deles na rede, parte já está sendo desabilitada, mas temos que manter uma parcela no sistema nem que seja como uma reserva estratégica para o ano seguinte”.
Na reunião também foi apresentado o Projeto de Qualificação da Assistência Farmacêutica que tem a proposta de transferência de recursos para os estados e o Distrito Federal para aquisição de equipamentos e mobiliários para estruturação dos serviços farmacêuticos no SUS, preferencialmente para a cadeia de frios. “Essa é uma área extremamente sensível e como a assistência farmacêutica tem crescido nos estados e municípios. O que esperamos é que nas Comissões Intergestores Bipartite esse diálogo seja permanente para que o recurso de fato não fique com um ente só”, pontuou Wilames Freire, presidente do Conasems.
Confira abaixo a transmissão ao vivo da 8ª reunião CIT:
https://www.youtube.com/watch?v=blDR23okxsQ
Via Conasems