O primeiro transplante pediátrico de medula óssea realizado pelo SUS no estado foi comemorado por Stela Souza, presidente do Cosems Bahia, instituição representativa de todos os secretários e secretárias municipais de Saúde da Bahia. O procedimento foi realizado pelo Hospital Martagão Gesteira. A paciente é uma menina de 4 anos, que tinha um tipo de câncer raro, o neuroblastoma, que já estava no nível 4, o mais avançado. O procedimento foi feito no dia 6 deste mês e ela teve alta nesta terça-feira (27), com bom estado de saúde.
“Estou muito feliz e emocionada. O Cosems Bahia atuou junto nesta luta, visitamos a unidade hospitalar na fase de instalação da ala de transplante, e receber a notícia de que o primeiro procedimento foi realizado e o resultado foi um sucesso nos mostra que estamos no caminho certo. Parabéns a todos os envolvidos. Com certeza esse procedimento será um divisor de águas para o SUS Bahia”, destacou Stela.
Na Bahia, os transplantes de medula eram feitos pelo sistema público de saúde só em pacientes acima de 14 anos. Agora, eles passam a ser feitos no Hospital Martagão Gesteira, em crianças e jovens entre 0 e 18 anos.
*Visita realizada antes da pandemia da Covid-19