Os cerca de 10 mil oxímetros de pulso que vão melhorar a infraestrutura para o diagnóstico clínico da COVID-19 na Atenção Primária, UPAs e outros serviços municipais de saúde com atendimento direto à população já começaram a ser distribuídos aos municípios baianos. As 17 cidades com população acima de 100 mil habitantes já receberam os 2.021 equipamentos e os 7.823 oxímetros destinados aos outros 400 municípios já então sendo encaminhados aos territórios.
A ação é uma estratégia nacional de apoio às ações de combate ao Coronavírus realizadas pelos estados e municípios, fruto da parceria estabelecida entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Fundo Todos pela Saúde. “É um grande reforço para qualificar e melhorar a assistência à nossa população, possibilitando aos profissionais de saúde, que atuam na atenção básica, a verificação de um indicador importante no quadro clínico dos pacientes com sintomas da COVID-19”, avaliou Stela Souza, presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) e diretora do CONASEMS.
Conforme logística de entrega pactuada pelo GT da Atenção Básica, as cidades localizadas na Região Metropolitana de Salvador serão avisadas pela Secretaria da Saúde SESAB para buscarem diretamente no almoxarifado Central de Salvador e os municípios que possuem menos de 100 mil habitantes devem retirar os oxímetros nos Núcleos e Bases Regionais de Saúde aos quais estão vinculados. Vale destacar que a retirada do equipamento somente será feita mediante a entrega do termo de doação, preenchido e assinado pelo prefeito e secretário de Saúde da respectiva cidade.
Fotos: NRS Extremo Sul