O Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vão conectar à internet até 16 mil Unidades Básicas de Saúde – UBS . O prazo para a prestação de serviço é de doze meses, contando a partir da ativação da conexão à unidade.
Os primeiros quatro meses do contrato deverão ser de prestação voluntária, não onerosos, portanto, sem faturamento e pagamento pelo serviço. Os oito meses seguintes de contratação da RNP são com recursos federais.
Para que seja possível a sistematização dos dados em saúde por meio do uso de sistemas, como o prontuário eletrônico, é necessário o fornecimento de estrutura e suporte adequados para preenchimento, envio e recebimento das informações. Isto posto, é imprescindível conectar as unidades de saúde, de forma urgente.
Para acompanhar a instalação da internet nas unidades de saúde contempladas, é necessário que os gestores municipais indiquem, em caráter de urgência, um técnico da Secretaria Municipal/Distrital de Saúde. Dessa forma, a Saps criou um formulário para que a gestão informe os responsáveis a fim de que a empresa entre em contato dê início à instalação do serviço. Vale ressaltar que os indicados pelo gestor para acompanhar não precisam ser da área de tecnologia.
Clique aqui para preencher o questionário de indicação – Atualização de contatos
Destacamos que quaisquer imprevisto na operacionalização juntos as empresas deve ser formalizado pelo município beneficiado a RNP pelo email: conexao-usf@rnp.br
ANEXOS:
Relação das UBS beneficiadas até o momento com status de implantação por UBS
Relação dos municípios que responderam o formulário indicando o responsável
Saiba mais sobre o projeto
Municípios devem indicar responsável por conectividade das UBS