Com o objetivo de melhorar a infraestrutura para o diagnóstico clínico da COVID-19 na Atenção Primária, UPAs e outros serviços municipais de saúde com atendimento direto à população, em breve, os 417 municípios baianos estarão recebendo o total de 9844 oxímetros de pulso. A logística de distribuição e os procedimentos administrativos necessários para a entrega deste material foram ajustados através de uma videoconferência do GT da Atenção Básica, com a presença da presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA) e diretora do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Stela Souza, os diretores do COSEMS/BA Jacqueline Bomfim, Raquel Ferraz, Silvia Carneiro, Rosangela Almeida, Ana Ofélia Matos e Geraldo Guimarães e a equipe da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), com a participação do diretor Cristiano Sóster.
Stela Souza destaca que esta ação é uma estratégia nacional de apoio às ações de combate ao Coronavírus realizadas pelos estados e municípios, fruto da parceria estabelecida entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Fundo Todos pela Saúde. “Estamos ansiosos para a chegada dos oxímetros aqui na Bahia. Será um grande reforço para qualificar e melhorar a assistência à nossa população prestada pelos municípios, possibilitando aos profissionais de saúde, que atuam na atenção básica, a verificação de um indicador importante no quadro clínico dos pacientes com sintomas da COVID-19”, avaliou.
A logística de entrega dos oxímetros estabelecida na reunião foi a seguinte: os 17 municípios (veja lista abaixo) com população acima de 100 mil habitantes vão receber diretamente nos seus almoxarifados, as cidades localizadas na Região Metropolitana de Salvador serão avisadas pela SESAB para buscarem diretamente no almoxarifado Central de Salvador e os municípios que possuem menos de 100 mil habitantes devem retirar os oxímetros nos Núcleos e Bases Regionais de Saúde aos quais estão vinculados. Vale destacar que a retirada do equipamento somente será feita mediante a entrega do termo de doação, preenchido e assinado pelo prefeito da respectiva cidade.
De acordo com o diretor da Atenção Básica da SESAB, Cristiano Sóster, a logística está toda pronta aguardando que os oxímetros chegarem ao almoxarifado em Salvador. Ele conta que logo após a chegada dos equipamentos , os municípios da Região Metropolitana serão informado para buscarem as suas unidades em Salvador e o restante do material será enviado pela SESAB para os Núcleos e Bases Regionais de Saúde, “a nossa expectativa é que essa operação de distribuição para os núcleos e bases regionais de Saúde seja feita em dois dias e depois disso os equipamentos estarão disponíveis para cada município buscar”, calculou.
Além de aguardar a chegada dos oxímetros, a presidente Stela Souza informa que o COSEMS/BA espera que o setor jurídico do Todos Pela Saúde envie o modelo do Termo de Doação para os municípios preencherem, “ estamos acompanhando tudo e assim que a instituição doadora dos equipamentos enviar o documento, o COSEMS/BA vai encaminhar para cada gestor adiantar o processo, pois o termo deve ser assinado pelo prefeito e é indispensável para que os gestores consigam retirar os oxímetros”.
Relação dos 17 municípios acima de 100 mil/habitantes que receberão os oxímetros direto nos seus almoxarifados:
Salvador, Itabuna, Juazeiro, Camaçari, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Paulo Afonso, Porto Seguro, Barreiras, Teixeira de Freitas, Lauro de Freitas, Eunapólis, Simões Filho, Alagoinhas, Jequié e Ilhéus.
Planilha com a distribuição de oxímetros por município entregues no almoxarifado da SESAB