A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA), Stela Souza, secretária de saúde de Itaparica e diretora do Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (Conasems), participou nesta terça-feira (17) da reunião para instalação do Centro de Operações em Emergência em Saúde (COES) Coronavírus. O objetivo do encontro, coordenado pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi discutir ações intersetoriais para definir estratégias de enfrentamento ao Covid19.
O COES é responsável pela coordenação das ações de combate ao novo coronavírus. Stela Souza aproveitou a oportunidade para falar da dificuldade dos municípios para adquirir EPIs para o cuidado com a população e os trabalhadores da saúde. “Inclusive, além da solicitação de realinhamento de preço, os fornecedores não estão garantindo entrega”, lamentou.
De janeiro até às 17 horas desta terça-feira (17), a Bahia registrou 671 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 14 confirmados nos municípios de Salvador (5), Feira de Santana (5), Porto Seguro (3) e Prado (1). Outros 252 foram descartados e 405 aguardam análise laboratorial. A reunião também contou com a participação de secretários estaduais, representantes da Defesa Civil, do Ministério Público, das Polícias Militar e Civil, Anvisa e das forças armadas Exército, Marinha e Aeronáutica.