O município de Petrolina-PE sediou a segunda oficina do projeto “Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde – Regionalização”, na macrorregião PEBA (Pernambuco e Bahia), nesta quinta (23) e sexta (24). Mais de 100 profissionais que trabalham na gestão do SUS estiveram presentes, dentre eles, técnicos, secretários municipais de saúde e vice-prefeitos.
O Projeto Regionalização realizado pelo Conasems em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde, via PROADI-SUS, está na segunda etapa. A primeira, concluída no final de 2019, percorreu todas as seis macrorregiões de saúde pactuando o projeto de regionalização com os prefeitos e secretários municipais e formalizando a adesão dos municípios. Nesta segunda fase o foco é a análise situacional para identificar as fragilidades, desafios e oportunidades de melhoria da gestão em cada macrorregião. O objetivo é ampliar o protagonismo municipal nos processos de planejamento, governança e operação da rede de atenção à saúde, por meio de uma lógica de planejamento ascendente na elaboração do planejamento regional nas seis macrorregiões.
O coordenador do apoio do Cosems Bahia, Manuel Henrique Miranda, comentou sobre situações que ocorrem na região PEBA, que também é realidade de outros locais do país. “Juazeiro-BA e Petrolina-PE, por exemplo, são separados por uma ponte, menos de 6 km de distância, muitos usuários de lá são atendidos aqui e vice-versa, os atendimentos não são negados, mas provocam uma desorganização do sistema, a ideia do planejamento regional é mapear a realidade dessas demandas para ofertar um serviço adequado”. Ele também falou sobre as dinâmicas da oficina. “A metodologia ativa permite maior participação dos secretários e técnicos, que estão lidando com os problemas no dia a dia. Os principais problemas de saúde e da rede foram mapeados e discutidos”.
Cada macrorregião realizará seis oficinas e os trabalhos em cada uma serão conduzidos por um coordenador e facilitadores. A expectativa é que o projeto finalize em novembro de 2020, com a construção de um painel de bordo de cada macrorregião. Ao todo, o Projeto de Regionalização envolverá mais de 350 municípios do país. A próxima oficina acontecerá no próximo dia 27, na macrorregião Metropolitana do Rio Grande do Sul.
Saiba mais e confira as apresentações feitas durante a oficina.
Fonte: CONASEMS