A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) se reuniu na tarde desta quarta-feira (06) com representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para análise sobre o atendimento de Oncologia no Estado da Bahia. Na pauta foi analisada a situação da assistência de alta complexidade, a reorganização dos serviços existentes, os planos para habilitação dos estabelecimentos de acordo com os critérios da Portaria 140 (que redefine os critérios e parâmetros para os habilitados na atenção especializada em oncologia), dentre outros aspectos.
O resultado desse encontro será pauta de uma reunião com representantes do COSEMS/BA, SESAB, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Ministério da Saúde, ainda no mês de novembro, em Brasília. Na oportunidade será apresentada a análise dos serviços e solicitado a habilitação de novos serviços no estado, bem como a recomposição do teto, com objetivo de ampliar a assistência ofertadas aos pacientes.
Participaram da reunião a subsecretária da Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim, o assessor do secretário Fábio Vilas-Boas, Cássio Garcia, a diretora de Atenção Especializada da Sesab, Alcina Boullosa, Naya Lucena, da Sesab, a consultora do COSEMS/BA, Ana Paula Andrade, e a secretária executiva do COSEMS/BA, Maria Luiza Campelo.