A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) participou nesta quinta e sexta-feira (10 e 11) da oficina para validar a Matriz de Governança dos Cosems. A oficina, conduzida pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) dentro da programação da 76ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos, reuniu presidentes de 23 Cosems em Salvador.
Durante a oficina, que reuniu membros da diretoria do Conasems, corpo técnico da entidade, além de presidentes e secretários-executivos de 23 Cosems, foram apresentados diversos critérios de excelência da gestão, que se baseiam em pontos como: relação do Cosems com o gestor municipal, transparência e integridade, informação e conhecimento para a tomada de decisão, processos organizacionais, dentre outros.
O trabalho, iniciado em 2017, resgata o processo de fortalecimento dos Cosems e consolida uma matriz de governança para autoavaliação da gestão, identificação dos problemas, planejamento, monitoramento e avaliação das melhorias. O processo de melhoria da gestão pode ser resumido em um ciclo que contempla: a autoavaliação periódica da gestão, planos de melhoria, implementação das melhorias e monitoramento e avaliação dessas melhorias.
Confira a apresentação realizada durante a oficina