Técnicos das secretarias de Saúde dos municípios da microrregião de Porto Seguro e do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) participaram nesta terça-feira (24) do X Fórum Rede Cegonha, realizado no município de Itapebi. Participaram do fórum técnicos dos municípios de Belmonte, Eunápolis, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Porto Seguro, além de representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia, do Hospital Regional Luiz Eduardo Magalhães, Hospital Regional de Eunápolis e Base Regional de Saúde de Eunápolis.
Durante o encontro foram debatidos temas como o diagnóstico situacional do pré-natal, parto e puerpério do município de Itapebi, psicoprofilaxia do Parto e Fórum Regional de Enfrentamento da Sifilis. A próxima reunião está prevista para 22 de outubro, juntamente com o Fórum de Enfrentamento da Sífilis, em Porto Seguro.
REDE CEGONHA – A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.
Na Bahia, a Rede Cegonha vem sendo construída de maneira colaborativa e interfederativa, tendo como grupo condutor: a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), COSEMS/BA e o Ministério da Saúde.