Mais de 250 profissionais entre médicos, enfermeiros, parteiras tradicionais e técnicos de enfermagem de diversos municípios baianos participaram nos dias 19 e 20 de setembro do Curso de Reanimacão Neonatal, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio do Núcleo de Reanimação Neonatal, e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O curso foi realizado com o apoio do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Comitê de Prevenção ao Óbito Infantil e Fetal do Estado da Bahia (CEPOIF), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-BA) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
A capacitação foi voltada para profissionais dos municípios com alta taxa de mortalidade neonatal em 2018 (de acordo com informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Divep/Sesab) que manifestaram interesse durante o período de inscrição. O objetivo do curso, que incluiu aulas teóricas e práticas com uso de manequins para simulação realística, é atualizar os conhecimentos da especialidade para os profissionais. A Reanimação Neonatal adequada é uma das mais importantes ações para reduzir a mortalidade e a morbidade associada à asfixia perinatal. Todos os participantes que tiveram 100% de presença e aprovação nos itens das atividades práticas e teóricas receberam certificados.
A presidente do COSEMS/BA reforçou que a iniciativa é de fundamental importância para a redução da mortalidade infantil. “Foi um momento único, muito especial, que com certeza vai fazer a diferença na saúde Neonatal no nosso estado”, destacou.