O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, parabenizou a Bahia pela realização da reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) sobre estratégias de fortalecimento da imunização no estado. A declaração do ministro foi durante a 7ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada nesta quinta-feira (29), em Brasília, com a presença da presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, secretária de saúde de Itaparica, e da diretora financeira do COSEMS/BA, Jacqueline Bomfim, secretária de saúde de Coribe.
Em meio ao debate sobre cobertura vacinal no Brasil e do pedido do ministro para que estados e municípios reforcem as ações, a presidente do COSEMS/BA, que também é diretora do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e membro CIT, destacou a iniciativa. “Vários atores participaram do debate e saímos da CIB com uma carta compromisso para fortalecer a atuação do estado e dos municípios. A imunização está na nossa pauta diária, mas tem momentos, como o que vivenciamos agora, que é necessário ter um movimento mais forte”, destacou Stela.
Para a presidente do COSEMS/BA, a iniciativa vai refletir positivamente nos indicadores de imunização do estado. “Vejo esse compromisso assumido formalmente pelos municípios e pelo estado como muito produtivo e com certeza vai ajudar a melhorar os nossos indicadores. Na Bahia, inclusive, já existe uma portaria que inclui nos documentos necessários para matrícula escolar a caderneta de vacinação atualizada. Por isso nós também estamos fazendo um movimento para que quem realize a matrícula conheça a caderneta e ajude a cobrar a atualização”, acrescentou.
O ministro da Saúde destacou a importância da iniciativa. “Parabenizo a Bahia por ter percebido esse movimento e já ter feito um debate e firmado compromissos. Porque esse debate é local e a estratégia vai sair de lá da Unidade Básica de Saúde. A gente tem que fazer com que esse assunto chegue até quem está fazendo saúde lá na ponta. Temos um sistema de saúde universal, gratuito, presente em todo território nacional com o insumo necessário e temos que fazer o dever de casa. O setor de saúde brasileiro tem que se reafirmar”, ressaltou o ministro.
“Parabenizamos a Bahia pela iniciativa. Vamos aproveitar o exemplo e socializar pelo Brasil”, reforçou o presidente do CONASEMS, Wilames Freire. Mais de 300 pessoas participaram da CIB Extraordinária sobre imunização, doenças e imunopreveníveis e arbovirores realizada no dia 23 de agosto, em Salvador.