A sexta-feira começou de forma bastante especial para a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA) e diretora do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Stela Souza. Na manhã de hoje (16) ela recebeu da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes, o convite para a cerimônia de Canonização da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no dia 13 de outubro, no Vaticano, e para a missa de Ação de Graças pela Canonização de Irmã Dulce, dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova.
Durante o encontro, Maria Rita destacou que fez questão de entregar o convite pessoalmente em retribuição ao trabalho, respeito e homenagens do COSEMS/BA, destacando o Prêmio Irmã Dulce, realizado há anos pelo conselho para premiar experiências exitosas da saúde realizada nos municípios, e a homenagem do COSEMS/BA que utilizou o tema “Irmã Dulce – 100% SUS” no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais, realizado em julho, em Brasília. “O COSEMS é um grande parceiro da OSID e nós agradecemos e retribuímos essa parceria”, reforçou a superintendente da OSID.
Emocionada, Stela Souza agradeceu e comemorou o convite. “O COSEMS e a OSID são espaços de defesa e fortalecimento do SUS. O legado de Irmã Dulce vive, atende 100% SUS e aos 417 municípios baianos. Ficamos felizes em poder homenagear Irmã Dulce e fortalecer o trabalho incansável e dedicado de Maria Rita. Receber este agradecimento especial e o convite das mãos dela e poder participar deste momento histórico para o mundo é motivo de muita alegria para mim e para todo o COSEMS”, disse emocionada a presidente do COSEMS/BA.
O stand do COSEMS/BA que foi utilizado no congresso em Brasília reproduziu o monumento de Irmã Dulce que fica exposto na praça em frente à sede da OSID, no Largo de Roma, em Salvador. A estrutura do stand foi doada para a instituição e será remontada na Arena Fonte Nova na missa de Ação de Graças pela Canonização de Irmã Dulce, dia 20 de outubro.