O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) participou na manhã desta quarta-feira (14) da abertura do VII Fórum Brasileiro Sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia – Dados de mundo real no processo de avaliação de tecnologias em saúde. A mesa solene de abertura contou com a presença do secretário de saúde do município de Santa Teresinha, Marcelo Cerqueira, representando a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, e do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.
O representando do COSEMS/BA, Marcelo Cerqueira, destacou a importância do evento. “O fórum traz questões vivenciadas por nós secretários diariamente e que nos angustiam bastante. Serão discutidos diversos pontos vivenciados na gestão municipal e que são debatidos incansavelmente pelo COSEMS/BA, especialmente no GT de Assistência Farmacêutica, como a ampliação do elenco de medicamentos e a judicialização. A assistência farmacêutica é muito mais do que o simples insumo, é o cuidado farmacêutico, que é insubstituível. Muito feliz em participar deste evento que reúne pessoas preocupadas com o cuidado farmacêutico qualificado”.
A programação do evento, realizado pelo Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF) com apoio do COSEMS/BA, segue até sexta-feira (16). O objetivo é debater os desafios e compartilhar experiências nacionais e internacionais de forma a dar resposta ao sistema, garantir a sustentabilidade e atender as necessidades de saúde da população. O fórum é reconhecido como um dos principais eventos educacional, científico e inovador para a economia da saúde, pesquisa de resultados e seu uso nas decisões de saúde, trazendo palestrantes renomados para debater temas importantes acerca da saúde no Brasil.
As atividades do Fórum foram iniciadas nesta terça-feira (13), com a realização do 2º Encontro Baiano dos Gestores da Assistência Farmacêutica Municipal com discussões sobre Gestão e Assistência. O encontro contou com a presença de mais de 200 municípios e o COSEMS/BA foi representado na mesa de abertura do encontro pela assessora técnica de Assistência Farmacêutica Renata Mundim.