A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, acompanhada da prefeita do município de Itaparica, Marlylda Barbuda, participou nesta quinta-feira, 1º de Agosto, da cerimônia de Lançamento do Programa Médicos pelo Brasil, no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e de diversas autoridades de Brasil.
O programa tem como objetivo ampliar a oferta de serviços médicos em locais de difícil provimento ou de alta vulnerabilidade, além de formar médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade. A estratégia ampliará em cerca de 7 mil vagas a oferta de médicos em municípios onde há os maiores vazios assistenciais na comparação com o programa Mais Médicos, sendo que as regiões Norte e Nordeste juntas têm 55% do total dessas vagas. Ao todo, serão 18 mil vagas previstas, sendo cerca de 13 mil em municípios de difícil provimento.
A Atenção Primária à Saúde (APS), que será foco da atuação dos médicos do Programa Médicos pelo Brasil, é a base do Sistema Único de Saúde (SUS), onde as doenças mais frequentes são acompanhadas, como diabetes, hipertensão e tuberculose. A proximidade da Equipe de Saúde da Família (ESF) com a comunidade permite que se conheça melhor o cidadão, garantindo maior adesão aos tratamentos e às intervenções médicas propostas. Assim, neste nível de atenção, é possível resolver cerca de até 80% dos problemas de saúde, sem a necessidade de intervenção na emergência de Unidades de Pronto-Atendimento (UPA 24h) ou de hospitais.
Baixe a apresentação da coletiva de imprensa de lançamento do Programa Médicos pelo Brasil